O compliance pode ser definido como: Estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos. Compliance é, acima de tudo, uma obrigação individual de cada colaborador ou terceiro dentro da organização.
Com relação à ética posso descrevê-la como: Uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam a conduta humana. Ético significa, tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social.
A ligação entre os dois é clara, pois a ética é um conjunto de valores que irá moldar a filosofia empresarial da organização, servindo de base para o compliance.
Os fundamentos do compliance estão relacionados à: ISO 19.600, ISO 27.001, ISO 31.000 e ISO 37.001, ISO 26.000 dentre outros.
Após o advento das Leis No 12.846 (Lei anticorrupção) e 13.303 (Lei anticorrupção das
estatais e de economia mista), as organizações e muitas pessoas que fazem parte delas, começaram a colocá-las nos seus radares, pois começou-se a falar muito em compliance e ética
A grande questão é, como implantar um projeto de compliance e tratar da mudança cultural que certamente será necessária e difundir preceitos éticos que sejam sólidos e duradouros.
Uma das dificuldades que nós temos em um projeto de compliance, é que precisamos de um diagnóstico adequado da organização para definir o grau de maturidade e as necessidades de ordem humana, monetária, sistêmica e infraestrutura dentre outras.
Necessitamos também de um sólido planejamento e de um adequado estudo de como implantá- lo de maneira que todos os envolvidos entendam e apliquem os seus preceitos.
A disseminação do compliance a todos os colaboradores e terceiros envolvidos com qualquer organização, é fundamental e periodicamente deve ser feita uma reciclagem para que se solidifique.
O compliance também pode ser utilizado como uma vantagem competitiva, na medida em que ajuda a criar uma cultura interna sólida, diminui a exposição das empresas e mitiga a ocorrência de fraudes e corrupção.
Em suma o compliance veio para ficar e a ética ganha mais espaço na nossa sociedade.