O Compliance e a Pandemia (Covid-19).
A Pandemia que vivemos hoje é uma realidade que poucos poderiam prever ou se preparar.
Como o Compliance pode ser utilizado nesta situação?
É uma pergunta bem interessante e pode ser respondida da seguinte forma:
O Compliance permite ter uma melhor estruturação de processos e controles, bem como, um conhecimento dos riscos e não esqueçamos, de um melhor monitoramento da organização.
Ter boas informações de sua organização, em tempo hábil, permite tomar decisões mais assertivas, ter um aprendizado com este histórico e permite um melhor preparo para as realidades altamente voláteis e disruptivas que vivemos atualmente.
Provavelmente nenhum Compliance, gerenciamento de riscos e monitoramento que as organizações possuem atualmente será suficiente para fazer frente a nossa realidade atual.
Um adequado Compliance, que estiver permeado pela organização e por todos os seus colaboradores, fornecedores e clientes, irá gerar uma mudança cultural positiva através da adoção de boas práticas, comportamento ético e de uma boa governança, que serão um ponto de partida muito bom rumo ao desconhecido que temos atualmente.
O Compliance é uma ferramenta que unida a inovação, resiliência e perseverança, farão uma enorme diferença na recuperação, evolução e sobrevivência de qualquer organização de qualquer área de atuação ou país.
O mundo já mudou e a nossa adaptação tem que ser muito rápida.
A realidade que vivemos no Brasil ainda é de muita incerteza sobre a Pandemia, mas não podemos esquecer do aprendizado da “Lava Jato”.
Verificamos diversas notícias na internet sobre inúmeros casos suspeitos de compras de materiais e serviços necessários ao enfrentamento desta Pandemia, que precisam ser urgentemente investigados.
Não podemos esmorecer e ter em mente que a manutenção de um comportamento ético é fundamental agora e em qualquer outro cenário que possamos vivenciar.
O Compliance é necessário, tem que ser muito bem planejado, disseminado por toda a organização, ter um treinamento adequado e contínuo e acima de tudo ser efetivo.
O Compliance como todos sabem é uma mudança cultural e no Brasil infelizmente ainda estamos num estágio de maturação inicial deste processo.
Temos que perseverar e ser resilientes para evoluirmos e prosperarmos!!!!!!!
Paulo Sanchez Maio 2020