Software para empresas de vigilância: Por que adotar?
Equipe TOTVS | GESTÃO DE SERVIÇOS | 23 setembro, 2020
Um software para empresas de vigilância pode ser adotado em empresas de diversos segmentos e portes, atuando diretamente no controle de pessoas e entrada e saída de veículos, por exemplo.
Por meio da utilização do software de gestão empresarial voltado à vigilância, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade. Se você quer conhecer melhor as tecnologias envolvidas na rotina como o sistema atua, continue com a leitura deste artigo!
Tecnologias presentes na vigilância
Um sistema ERP traz eficiência, qualidade, otimização e automação de processos da sua organização, consolidando dados, operações e informações dos setores administrativo, financeiro, comercial e logístico.
O software também é capaz de ajudar na gestão de contratos, controle de custos, acompanhamento de lucratividade, gerenciamento de colaboradores e alinhamento às regras da legislação. Mas quais são as tecnologias que o sistema ajuda a controlar e a fazer sua integração de dados? Confira a seguir.
Drones
Os drones são diferenciais na vigilância e na segurança patrimonial. Com ampla visão dos locais selecionados, as aeronaves não tripuladas podem cobrir, com eficiência, uma área muito maior que uma pessoa. É possível até mesmo contar com sensores de calor, ajudando a identificar invasores.
Reconhecimento facial
A tecnologia do reconhecimento facial pode reconhecer uma pessoa mesmo em uma aglomeração. Por meio do cadastro de rostos, é possível monitorar suspeitos e controlar melhor o acesso ao ambiente, com um fluxo de pessoas autorizadas.
Identificação de placas
Dando sequência ao princípio do reconhecimento facial, essa tecnologia ajuda a reconhecer todas as placas e veículos que entram e saem do estabelecimento, e é eficiente não somente na gestão de frota, mas também no controle de possíveis fraudes.
Graças a um poderoso banco de dados, se caracteriza como uma ótima opção para a vigilância, e se aplica em condomínios, ruas, bairros e locais de comércio ou indústria. Em caso de veículos roubados, é possível obter um cadastro junto ao banco de dados do governo, facilitando processos de denúncia e recuperação.
Portaria virtual
A portaria virtual é constituída por alguns mecanismos, como sensores de presença e sistemas de voz, que se conectam a uma central remota. Tal inovação permite fazer todas as autorizações sem a necessidade de um profissional instalado fisicamente no local.
Os erros e falhas humanas são reduzidos consideravelmente, além de aproveitar os colaboradores para outras tarefas que exijam, de fato, capital humano e maior poder de raciocínio.
Atuação do software para empresas de vigilância
Um software para empresas de vigilância ainda é, sobretudo, um sistema de gestão ERP, que conta com diversas funcionalidades que, aplicadas em conjunto, auxiliam na gestão empresarial de acordo com seus segmentos de atuação, mas que contam com processos diários básicos. Nesse sentido, o sistema atende:
- Emissão de notas fiscais eletrônica de produtos (NF-e) e de serviços (NFS-e);
- Gerenciamento de perfis de acesso;
- Emissão de Boletos, com cada novo contrato de serviço fechado emitido automaticamente;
- Controle de compras de produtos e insumos, com câmeras, drones, interfones, rádios, etc;
- Organização de demandas internas de colaboradores, potencializando a gestão da equipe, além da criação de escalas de revezamento;
- Distribuição de EPIs conforme atividade do colaborador/local de trabalho;
- Gestão de contratos e processos administrativos, com controle financeiro e tributário de serviços;
- Controle e análise de riscos ao patrimônio;
- Monitoramento de ambientes 24 horas por dia, sete dias por semana (inclusive espaços de TI);
- Padronização, centralização e gestão de processos de segurança patrimonial;
- Controle de EPIs (equipamentos de proteção), vigilância e uniformes;
- Registro de ocorrências, como invasões, roubos, furtos ou assaltos;
- Back-up e disponibilização de histórico do banco de dados;
- Disponibilização de informações para investigação policial, quando necessário,
- Fechamento da folha de pagamento.
Software para empresas de vigilância é com a TOTVS
Ao longo deste conteúdo, explicamos a importância de um software para empresas de vigilância, abordando seu funcionamento, bem como as principais tecnologias presentes nessa atividade. O sistema, portanto, é um centralizador e um ajudante especial no registro, organização e análise de todas as informações da organização.
A TOTVS acredita no Brasil que faz. Como a maior empresa de tecnologia do país, nossas soluções atendem negócios de pequeno, médio e grande porte, em diversos segmentos de atuação, com soluções e sistemas compatíveis com as necessidades exatas de cada organização.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir como funciona o ERP para serviços, com seus principais pontos de destaque. Para não perder nenhuma novidade, continue acompanhando o blog da TOTVS e assine também a newsletter!